Select Page

Projeto Share for Care 

Partilhar para cuidar – Crowdsharing terapias.

ENQUADRAMENTO

Segundo o Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, com dados 2017, 18% das crianças e jovens dos 5 aos 18 anos tem algum tipo deficiência, sendo que não existem dados para crianças com idade inferior e 5 anos, mas sabe-se que o número tem vindo a aumentar.

Ainda que em teoria o acesso à assistência destas pessoas está assegurado, o nível de prestações sociais é muito reduzido e aliado à falta de consciencialização para os direitos da pessoa com deficiência, criam muitos obstáculos ao pleno usufruto dos seus direitos, com especial enfoque nas crianças e seus cuidadores.

Ao nível das terapias necessárias com vista à evolução positiva e ganhos de autonomia das crianças com deficiência (ex. Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicomotricidade, etc) existem algumas respostas em hospitais e centros de reabilitação (com acordo com o SNS), mas claramente insuficientes para as necessidades destas.

Os pais vêm-se obrigados a recorrer a clínicas e centros de reabilitação privados, onde os valores por sessão (40 a 50 minutos) variam entre os 35,00 e os 50,00 euros.

Uma família pode gastar em média por mês entre 500,00 e 900,00 euros para possibilitar aos filhos o nível de terapias que estes necessitam (extra o valor despendido em materiais de apoio, como andarilhos, cadeiras de rodas, ou material de saúde, como fraldas).

Em tempo de pandemia esta situação agrava-se pela suspensão de todas as atividades em hospitais, centros de reabilitação e clínicas.

OBJETIVOS

A Addapters Org em parceria com algumas famílias está a criar uma iniciativa de Crowdsharing, com uma oferta de serviços de terapias, a custo justo às famílias, de forma a mitigar os valores elevados despendidos, por um lado, e aumentar a frequência de atividades, por outro.

COMO FUNCIONA

As ações de CrowdSharing reúnem pessoas com o mesmo objetivo. O esforço é dividido por todos de forma a que todos tenham acesso ao serviço da forma mais colaborativa e justa.

Neste caso, ao garantir um número mínimo de famílias que partilham o mesmo terapeuta, garantindo um pagamento mensal também justo ao terapeuta, temos a possibilidade de garantir que as famílias tenham acesso a mais terapias (mais sessões) pelo mesmo valor ou um valor por sessão em média 50% abaixo do que estão a pagar atualmente ao contratarem o serviço individualmente.

Se é pai ou mãe (ou representante legal) de uma criança ou jovem com deficiência e quer saber mais, p.f inscreva-se no formulário abaixo.

Para outras questões ou se é terapeuta e gostava de participar neste projeto envie-nos um e-mail para enable@addapters.org

Entraremos em contacto logo que possível!

Acreditamos que o mundo pode ser mais inclusivo, ajustado, adaptado,

e que na realidade o que hoje temos pode ser tão, mas tão melhor.

Somos um conjunto de cidadãos voluntários que colocam o seu saber, vontade,

experiência e coração numa missão para a equidade.

Entre em contacto

ADDAPTERS ENABLE  
ASSOCIAÇÃO

Av. Heliodoro Salgado, n 44 3
dto 2710-573 Sintra
 

enable@addapters.org

 

DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Estatutos

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES